Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Quem Somos

Somos a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Taquari/RS, filiada à CIEPADERGS (Convenção das Igrejas Evangélicas e Pastores da Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Sul), e à CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil).


Assembleia de Deus em Taquari/RS: Desde 1932 abençoando Taquari...

 



Nossa história:

 

O início do trabalho da Assembleia de Deus em Taquari remonta ao ano de 1932, quando o jovem Antônio Dutra Fraga ouve falar do evangelho transformador de Jesus Cristo pregado por sua prima Gracelinda Fraga Vargas, que veio lhe visitar vindo de São Sebastião do Caí/RS. Eram meados do mês de Setembro naquele ano.


Antônio aceitou a Jesus através da pregação de sua prima, e foi o primeiro crente assembleiano em terras taquarienses. Imediatamente sentiu um ardor de evangelizar outras pessoas. A primeira pessoa a ser evangelizada por Antônio foi sua tia Castorina de Fraga Dutra, popular Lotinha, que também aceitou a Jesus como Salvador e cedeu um espaço de sua casa para que fosse realizado os primeiros cultos, o que de fato ocorreu. Antônio também convidou para o primeiro culto o senhor Pedro Bastos e sua esposa Bela, bem como o senhor Edmundo Pereira Bastos, entre outros mais.


O primeiro culto assembleiano em terras taquarienses ocorreu em 26 de outubro de 1932, e contou com aproximadamente 40 a 50 pessoas. Foi ministrado pelo Pr. Olavo Nunes vindo de Porto Alegre. Naquela linda noite, todos os que estavam presentes receberam a Jesus como Salvador, e estava fundada então a pequena igreja. Pr. Olavo incumbiu o irmão Antônio de atender os cultos de oração, pois o pastor vinha apenas uma vez por mês em Taquari.


Em 31/12/1932 o irmão Antônio desceu às águas do batismo na Igreja Matriz em Porto Alegre, sendo o primeiro crente a ser batizado, e no início de 1933 os demais membros também batizaram-se. Nessa época quase todos os irmãos de Taquari já eram batizados com o Espírito Santo, segundo relatos dos pioneiros.


No início do trabalho a igreja em Taquari pertenceu à Porto Alegre, e era presidida pelo Pr. Missionário Gustavo Nordlund. Os obreiros que vinham dirigir os cultos vinham de barco desde à capital, através do rio Jacuí e Taquari. Irmão Antônio ficou por 6 meses atendendo a congregação, e depois em razão de sua mudança para a capital em virtude de trabalho, ficou o irmão Edmundo Pereira Bastos encarregado pela igreja de Taquari.


Nesse tempo, outros também atenderam o trabalho em Taquari. Foram eles: João Batista Dutra, Waldemar Polônio e Manoel Rodrigues Vargas. Depois de dois anos do início da igreja, o missionário Nordlund enviou para Taquari o irmão Afloudício Victor de Oliveira para apascentar o rebanho de Deus que florescia e crescia cada dia mais.


Nesse ano (1934) foi alugado o primeiro salão para a realização dos cultos, na Rua Sete de Setembro, nas proximidades do número 2160. Posteriormente a igreja de Porto Alegre adquiriu uma propriedade na mesma rua, dando prosseguimento ao trabalho, agora em prédio próprio. Anos mais tarde, este imóvel foi permutado por um terreno na Rua Lautert Filho, local onde atualmente se encontra o nosso Templo Sede.


Na década de 1960 um dos obreiros que se destacou no trabalho assembleiano em Taquari foi o Pastor Félix Nolé Stainofre Gonçalves, evangelista nato, muito evangelizou a cidade e o interior, ganhando muitas almas para Cristo, acrescentando-se assim, o número de crentes.


A igreja de Taquari pertenceu a matriz em Porto Alegre até no início da década de 1970, quando em virtude da emancipação eclesiástica do campo de Montenegro/RS, a AD em Taquari passou a pertencer a esta, ficando ligada a Montenegro desde então.


Neste tempo, diversos obreiros lideraram o trabalho em Taquari, como o Pr. Valmir Gonçalves e Pr. Adelino de Oliveira Pinto, entre outros exímios servos de Deus.


Após vários anos pertencendo à Montenegro/RS, em Outubro de 1989 a convenção CIEPADERGS decide emancipar o campo eclesiástico de Taquari, que também foi composto dos municípios de Tabaí/RS e Paverama/RS, e em 14 de dezembro de 1989 ocorre a emancipação e é empossado o primeiro pastor presidente da AD Taquari, Pr. José Ramiro Figueiró Machado.


Sob a presidência do Pr. José Ramiro, a igreja estruturou-se administrativamente, sendo também construídas novas congregações em alguns bairros de nossa cidade.


Após o Pr. José Ramiro, presidiu o campo de Taquari o Pr. Luiz Carlos Barreto Aguiar, assumindo em 22/10/1991 e ficando até o dia 06/05/1993, quando o Pr. Vandir Levi Deobald assumiu a presidência de nossa igreja.


Em 09/04/1994 assume a presidência da AD Taquari o Pr. Josué Romero Gonçalves, o qual por 04 anos, 09 meses e 19 dias apascentou o rebanho do Senhor neste campo. Nesse período a igreja cresceu, bem como foi expandido o trabalho assembleiano em Tabaí e Paverama.


No dia 27 de janeiro de 1999 assume a presidência da igreja o Pr. Jaime dos Santos, vindo de Gravataí para dar continuidade na obra do Senhor neste lugar. Sob a presidência do Pr. Jaime a igreja muito expandiu, novas congregações foram criadas, templos construídos, e a obra avançou grandissimamente.


Até que ao final de 2021, após quase 23 anos na presidência de nossa igreja, Pr. Jaime decide pela sua jubilação, a qual ocorreu em 30 de novembro de 2021 com um grande culto em ação de graças, bem como ocorreu também no dia 28/11/2021 a emancipação eclesiástica dos campos de Tabaí/RS e Paverama/RS.


Nesta data (30/11/2021) assume a presidência da AD Taquari o Pr. Claudecir Tavares Vieira, atual pastor presidente da igreja, o qual vem trabalhando com zelo e dedicação na expansão do reino de Deus neste campo, que agora é composto pelo município de Taquari, com o Templo Sede e mais 12 congregações na cidade e interior.


Nestes 91 anos de história, muitas bênçãos divinas foram alcançadas à igreja de Taquari, de sorte que só temos a agradecer a Deus pela Sua infinita e abundante graça e misericórdia, e por ter abençoado esta terra com o Seu genuíno evangelho de poder.

 


Fonte: Relato pessoal do irmão Antônio Dutra Fraga, escrito a punho, e arquivo interno de atas e documentos da AD Taquari.

Hora Certa

(51)9.8411-7098

Apoiadores





Curta nossa Fan Page!

Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Assembleia de Deus em Taquari-RS - Todos os direitos reservados